terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Depois da Barbie, Irã proíbe bonecos dos Simpsonsor

O governo iraniano anunciou nesta segunda-feira que os bonecos dos Simpsons, por corromperem a moralidade dos jovens, vão se juntar à Barbie na lista de brinquedos ocidentais proibidos no país.

- Os bonecos dos Simpsons são uma mercadoria de uma série animada, dos quais alguns episódios são até proibidos na Europa e na América – disse Mohammad Hossein Farjoo, responsável pela agência que supervisiona com o que as crianças iranianas podem brincar. – Não queremos promover esse desenho ao importar os brinquedos.
O regime iraniano lança há décadas uma campanha para evitar a influência ocidental no país. No mês passado, fechou dezenas de lojas por venderem as bonecas Barbie, que para o governo têm “consequências sociais e culturais destrutivas”.
Da campanha, no entanto, ficaram excluídos bonecos do Super-Homem e do Homem-Aranha. Os super-heróis foram poupados porque, como explicou Hossein Farjoo, “ajudam pessoas oprimidas e têm uma postura positiva”.
Embora a economia iraniana esteja enfrentando dificuldades com as sanções impostas pelo Ocidente, bens estrangeiros, incluindo brinquedos como a Barbie e os Simpsons, são vendidos amplamente.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário