quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ABGLT pede à Fifa campanha contra homofobia na Copa de 2014

Entidade envia carta à Fifa citando perseguição ao jogador Richarlyson
Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (ABGLT) enviou à Fifa na semana passada um ofício que pede a realização de uma campanha contra a homofobia durante a Copa de 2014.

A entidade pede que a companha siga os moldes do esforço para combater o racismo, encampado pela Fifa desde a Copa do Japão e Coreia do Sul, em 2002.
Um dos argumentos da ABGLT é que o futebol acaba incentivando a homofobia, para prova isso, a entidade cita o caso do jogador Richarlyson, que sofreu ameça de morte e perseguição de torcedores por supostamente ser homossexual, o que o atleta nega.
A entidade afirma também que o Brasil é um dos líderes no ranking mundial de assassinato, espancamento e tortura de hossexuais. “Fatos como estes ocorrem na proporção de um por dia no país do samba, do carnaval, da alegria tropical, do futebol…”
A carta é endereçada ao mandatário da Fifa, Joseph Blatter, ao presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, Ricardo Teixeira, e também ao ex-atancante Ronaldo, que atualmente ocupa um cargo no Conselho de Administração do COL.

Confira o ofício na íntegra:

Ofício PR 008/2012 (TR/dh)
Curitiba, 26 de janeiro de 2012


Aos: Sr. JOSEPH BLATTER
Presidente da FIFA – Federação Internacional de Futebol


Sr. JÉRÔME VALCKER
Secretário Geral da FIFA – Federação Internacional de Futebol


Sr. RICARDO TEIXEIRA
Presidente da CBF – Confederação Brasileira de Futebol


Sr. RONALDO LUIZ NAZÁRIO
Membro do Comitê Local Organizador da Copa do Mundo

Assunto: Solicitação de Campanha contra Homofobia na Copa do Mundo de Futebol
Prezados Senhores,
Vimos até V. S.as apresentar a necessidade de haver campanha contra a homofobia na copa do mundo de Futebol a ser realizada no Brasil , nos mesmos moldes em que houve campanha contra o Racismo em outras copas.
Esta necessidade se dá pelo fato do Brasil ser campeão mundial em assassinatos de homossexuais, situação em que a vítima é atacada pelo simples fato de não ser, ou não aparentar ser, heterossexual. Crimes de ódio, de perseguição a um grupo vulnerável.

Como podem ver no link 1(Link 1: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2239010419560.2133518.1377004459&type=3), são praticados crimes hediondos de tortura, espancamento e mutilação, como por exemplo o de um jovem homossexual que teve seus olhos arrancados e de um garoto de 14 anos espancado e estrangulado com a própria camisa, repetimos, pelo simples fato de serem homossexuais. Fatos como estes ocorrem na proporção de um por dia no País do Samba, do Carnaval, da alegria tropical, do FUTEBOL…
O esporte existe desde tempos imemoriais para contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna. Ocorre, porém, que justamente o futebol tem sido o reduto onde se alimenta a homofobia (Link 2: http://mixbrasil.uol.com.br/lifestyle/esportes/richarlyson-e-vitima-do-maior-ataque-homofobico-em-massa-ja-observado.html#rmcl) – O preconceito que dilacera a autoestima de milhões de brasileiros, espanca, tortura, mutila e assassina!

Todos os preconceitos são execráveis, porém, a homofobia mata e, por conta disto, faz-se urgente que o grande evento, a Copa do Mundo de Futebol, seja o palco onde o grito dos vulneráveis possa ecoar pelo lindo País tropical e por todo o mundo.
Ante a grande necessidade, colocamo-nos à disposição para contribuir para a elaboração da referida campanha contra a homofobia
Cordialmente,
Toni Reis
Fonte : Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário