terça-feira, 9 de abril de 2013

Hospitais filantrópicos do Ceará param atividades em protesto


Unidades cobram maior repasse do SUS por atendimentos médicos.
Presidente de associação diz que valor está congelado há 15 anos.


Vinte e sete de 39 unidades filantrópicas do Ceará que realizam atendimento médico com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) paralisaram as atividades nesta segunda-feira (8). Os diretores e funcionários das unidades pedem maior repasse de verba do governo por atendimento de média e baixa complexidade.

Os funcionários cobram reajuste de 100% no valor de tabela para atendimentos de média e baixa complexidade. O Ministério da Saúde não respondeu a reportagem sobre as reivindicações dos hospitais filantrópicos.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Ceará, Francisco Gomes, afirma que não há reajuste no valor há 15 anos. "Há 15 anos a tabela do SUS não é reajustada, isso tem trazido sérios problemas para essas entidades, muitas deles se endividaram e outras fecharam as portas", diz.

Ainda segundo Gomes, caso não haja reajuste nos próximos meses, ocorrerá uma "inviabilização no atendimento" dos hospitais filantrópicos. As paralisações ocorreram em hospitais de todo o Brasil.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário