terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobralenses programam nova manifestação, mas precisam organizar as reivindicações

Os sobralenses estão se preparando para voltar as ruas novamente esta semana para mais uma rodada de protestos. Dessa vez com mais gente, garantem os organizadores do movimento, que não se sabe ao certo quem seja, uma vez que, a propagação nas redes sociais é tamanha que fica difícil identificar quem é, ou são, os mentores do protesto.

Sou a favor das manifestações que tomaram as ruas do Brasil, inclusive fui a primeira realizada em Sobral na semana passada, e é bem provável que vá a desta semana, mas penso que a coisa precisa ser melhor orquestrada, e precisa de liderança, para que todos, e principalmente os governos, saibam o que efetivamente estamos reivindicando.

Semana passada, o mote da reinvindicação dos sobralenses deveria ser a insegurança que está deixando a todos os sobralenses em estado de pavor. Assaltos em cada esquina da cidade, jovens sendo mortos de forma banal, e drogas tomando conta de nossas crianças e jovens, são as principais causas desse pavor coletivo. Porém, o que menos se viu foram manifestações concretas sobre o tema. Fomos as ruas, mas não soubemos fazer coro contra a insegurança em Sobral. É pouco provável que sejamos ouvidos.

Penso que precisamos ir às ruas não uma ou duas vezes porque virou onda ir para as ruas, precisamos ir as ruas protestar todas as vezes que nos sentirmos incomodados coletivamente. Somos contra a PEC37? Vamos às ruas a favor da PEC37. Somos contra a postura dos nossos vereadores? Vamos às ruas. Somos a favor de melhores condições de saúde em nosso município? Então vamos às ruas.

Precisamos ter causas. Precisamos ser incisivo no que queremos. Precisamos ser organizados. Precisamos saber reivindicar. Mas temos que fazer nossa parte como cidadãos, e em todos os sentidos. Que moral posso ter para reivindicar uma cidade limpa, se eu sujo a cidade. Como posso cobrar ética dos políticos, se não tenho ética. Como posso cobrar investimentos dos governos, se não pago meus impostos.

Ir para a rua do jeito que estamos indo, seremos apenas ouvidos. Se formos organizados, lutando por boas causas, e pacíficos, como os sobralenses deram o exemplo na semana passada... seremos atendidos. E é isso que queremos, e é disso que precisamos.




Fonte: Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário