FOTO: WELLINGTON MACEDO
A "Princesa do Norte" (Sobral) é referência para a Zona Norte do Estado, este Município passa por um processo de expansão nos setores da indústria, comércio e serviços, bem como nas áreas de gestão pública como educação, saúde e assistência social. É um centro de convergência na região para novosinvestimentos. O Município é acessado por duas rodovias federais e quatro estaduais, dispondo ainda de um aeroporto, que obedece às especificações do Departamento de Avaliação Civil (DAC). Possui ainda terminal rodoviário, em breve, ferroviário e um boa infraestrutura hoteleira.
A localização geográfica, entrada principal para a maioria das cidades da Zona Norte, é um dos motivos do Município ter se tornado polo de atração de novos investimentos pela sua característica de desenvolvimento sócio-econômico cultural. A modernização do sítio histórico, com seus casarões tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), com projeto de internalização de toda sua fiação externa; a construção de um grande hospital que atenderá a população de toda Zona Norte; a construção de um moderno centro esportivo - a Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes; o novo Parque de Eventos, considerado por quem visita como o mais moderno do País; a construção do metrô de superfície, interligando diversos bairros ao Centro da cidade; e anúncio da possibilidade de construir um porto seco, são alguns dos indicadores do processo de expansão da cidade.
Porto seco
O porto seco deve incentivar o crescimento comercial, aumentando a oferta de emprego e diminuindo os custos de escoamento e chegada de produtos às localidades mais distantes do litoral. "Para cá devem vir toda a produção da região. Destaque para os Municípios que produzem frutas, hortifrutigranjeiros e rosas, principais produtos de exportação. Sobral tem o maior polo calçadista do Ceará e é também responsável pela maior produção de cimento do Nordeste", destaca Veveu Arruda, acrescentando que o porto trará para este Município o mercado atacadista, se tornando um instrumento que viabilizará o deslocamento desses produtos para outras regiões. Outros grandes atrativos que fazem a cidade se encher de visitantes são as grandes festas, como o Carnabral, o carnaval fora de época; a Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte (Exponorte); e a Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú (Fenaiva).
O shopping de Sobral é um empreendimento que tem previsão de gerar 500 empregos diretos, englobará mais de 130 espaços comerciais, compreendendo quatro lojas âncoras, 96 lojas satélites, três cinemas, praça de alimentação com restaurante e 15 lojas, um hotel com 100 unidades habitacionais, uma torre empresarial e estacionamento com aproximadamente 800 vagas. O prazo previsto para conclusão das obras é de 24 meses. O shopping ficará na área nobre da cidade, às margens do Rio Acaraú. O empreendimento vai atrair investimentos e proporcionar maior movimentação do comércio de toda a região.
MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Sobral
Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário